26 nov 2025

Coalizão no ABRASCÃO 2025: democracia, equidade e justiça climática no centro do debate no 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, que começa no dia 28, em Brasília, com transmissão ao vivo 

O Seminário “Políticas Públicas Informadas por Evidências” abre o pré-congresso com debates importantes na Fiocruz Brasília, sobre uso de dados, capacidade estatal e formação de profissionais em Monitoramento e Avaliação (M&A). 

O 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2025) destaca o tema “Democracia, equidade e justiça climática: a saúde e o enfrentamento dos desafios do século XXI” –um chamado à Saúde Coletiva para debater o papel do SUS frente às novas crises, incluindo as emergências climáticas. O evento vai até o dia 03 de dezembro, com dois dias de pré-congresso (28 e 29/11) dedicados exclusivamente aos cursos e oficinas. 

O Seminário “Políticas Públicas Informadas por Evidências”, marcado para sexta, dia 28, tem duas mesas previstas: 

Mesa 1 – Conhecimentos, Arranjos e Capacidades para a Governança Democrática

→ Horário: 9h às 12h

→ Foco: Pré-lançamento do livro “Políticas públicas informadas por evidências:

conhecimentos, arranjos e capacidades para a governança democrática”, coletânea do Ipea com a colaboração de pesquisadoras e pesquisadores de diversas instituições, sobre condições, proposições e práticas voltadas ao aprimoramento da governança democrática e ao fortalecimento da capacidade do Estado na produção e no uso do conhecimento técnico-científico para a formulação e implementação de políticas públicas. Serão discutidos casos de institucionalização de monitoramento e avaliação em áreas como saúde, agropecuária, direitos humanos e assistência social.

→ Participam: Wesley Matheus de Oliveira, secretário de M&A (Ministério do Planejamento), Natália Massaco Koga (Ipea), Rafael T. Schleicher (Fiocruz Brasília), Adriana Bueno & Daniela Carmo (Embrapa) e Fernanda Borges Serpa (ENAP).

Mesa 2 – Formação e Desenvolvimento de Pessoas no Campo de M&A no Brasil

→ Horário: 14h às 17h

→ Foco: Diante da crescente demanda por evidências e das novas iniciativas no Governo Federal –Análise de Impacto Regulatório (AIR) e o fortalecimento do Conselho de Monitoramento e Avaliação (M&A)–, a mesa vai debater a lacuna entre a necessidade por M&A e a ampliação das estruturas de formação de profissionais na área. As perguntas orientadoras abordam desde o perfil e a formação média dos profissionais até as trilhas de aprendizagem mais promissoras.

→ Participam: Kátia Zeredo (Fiocruz Brasília), Camila Porto Fasolo (Ministério da Educação), Márcia Joppert (RBMA), Amanda Arabage (FGV-CLEAR), Regina Luna (ENAP), Maria de Nazaré (UFC) e Sandra Leone (Fiocruz Mato Grosso do Sul).

Além do seminário de abertura, diversos representantes da Coalizão Brasileira pelas Evidências estarão presentes no Congresso Abrascão, do dia 30 de novembro a 3 de dezembro. Acompanhe nossas redes para os principais destaques. 

ABRASCÃO 2025: 

De 28 de novembro a 03 de dezembro.

  • Pré-congresso (cursos e oficinas): 28 e 29 de novembro.
  • Congresso principal: 30 de novembro a 03 de dezembro.

Fiocruz Brasília (auditório interno) e Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) – Brasília (DF)

Para saber mais, acesse: www.saudecoletiva.org.br

14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva https://zandaeventos.com.br/saudecoletiva2025/programacao/index_programado.php#topo