11 dez 2025

Coalizão Brasileira pelas Evidências apresenta plano para disseminar resultados de projeto que mapeia núcleos de evidências para saúde no país

A Coalizão Brasileira pelas Evidências apresenta nesta quinta (11/12) um Plano de Disseminação estruturado para divulgar os principais resultados do Projeto Ecoevi-Brasil – Ecossistema de evidências para saúde do Brasil. O objetivo é  garantir que as informações alcancem públicos estratégicos, formados por tomadoras(es) de decisão, gestoras(es) e sociedade civil, promovendo a utilização de evidências na formulação de políticas públicas de saúde no Brasil.

O projeto é resultado das atividades do Grupo de Trabalho Diagnósticos Situacionais da Coalizão e realizado por uma parceria entre o Instituto Veredas, a Universidade de Sorocaba (Uniso) e a Universidade de São Paulo (USP), em articulação com o Ministério da Saúde e com financiamento da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS).

Acesso o Plano de Disseminação na íntegra

Com objetivo de mapear, analisar e consolidar o ecossistema de produção, tradução e aplicação de evidências científicas no Brasil, dentre as metodologias, o Ecoevi-Brasil adotou o uso de ferramentas validadas, como a Lista de Verificação da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma ferramenta desenvolvida pela Rede para Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Global) que permite mapear domínios relacionados à institucionalização do uso de evidências na formulação de políticas de saúde. A ferramenta avalia a capacidade organizacional e os processos associados. 

O plano de disseminação contempla:

  • Públicos estratégicos: gestoras(es) públicas(os), pesquisadoras(es), sociedade civil, profissionais de saúde e financiadoras(es).
  • Produtos e plataformas: relatórios regionais, sumários acessíveis, artigos científicos, webinários, oficinas presenciais e um mapa colaborativo digital.
  • Cronograma de atividades: oficinas, treinamentos, webinários e encontros presenciais em todas as regiões do país.
  • Estratégias de comunicação: site da Coalizão, redes sociais, parcerias institucionais e participação em eventos científicos.

O documento também inclui uma análise de riscos, estratégias de mitigação, monitoramento contínuo e a apresentação da equipe técnica multidisciplinar responsável pela execução.

Para acessar o plano completo, visite:
www.coalizaopelasevidencias.org.br

GT de Comunicação da CBE