02 fev 2023
Veredas e Coalizão Brasileira pelas Evidências integram grupo na Comissão Global de Evidências, da McMaster University, no Canadá
A Comissão Global de Evidências para Enfrentamento aos Desafios Sociais, criada pela McMaster University, no Canadá, abriu debate online no dia 24 de janeiro, com o objetivo de apresentar o relatório de atuação da comissão, que visa melhorar o uso de evidências para enfrentamento aos desafios da sociedade a nível global. Para isso, reuniu representantes do Brasil, Canadá, China e Austrália na área das Políticas Informadas por Evidências (PIE). Laura Boeira, diretora do Instituto Veredas, foi uma das convidadas para debater o tema.
Desde o lançamento do relatório da comissão, em janeiro de 2022, o grupo concentrou seus esforços em três prioridades: formalizar e fortalecer os sistemas nacionais de apoio às evidências; aprimorar e alavancar a arquitetura global de evidências; e colocar as evidências no centro da vida cotidiana. O encontro foi também um espaço de compartilhamento do progresso das prioridades estabelecidas no ano passado, junto a um plano de ação para 2023.
Experiências da América Latina
Laura apresentou experiências positivas na América Latina, como o Hub de Evidências da América Latina e do Caribe, criado em 2022, com o objetivo de promover a conexão e a colaboração entre agentes interessados em políticas públicas informadas por evidências. O espaço é organizado por três instituições de países da região: o Veredas (Brasil), a Universidade de Antióquia (Colômbia) e o Ministério de Saúde do Chile, com apoio do Caribbean Centre for Health Systems Research and Development, um centro de pesquisa em saúde de Trinidad e Tobago.
Outra experiência positiva no processo de construção de sistema de suporte para o uso de evidências é a Coalizão Brasileira pelas Evidências. O espaço é uma rede que visa unir organizações brasileiras em uma comunidade de compartilhamento de saberes, práticas, apoio e oportunidades. A Coalizão teve financiamento-semente da Partnership for Evidence and Equity in Responsive Social Systems (PEERSS) e se encontra mensalmente.
“Nosso esforço maior é para engajar atores-chave da região [América Latina e Caribe] para que não haja duplicação de esforços e para que possamos garantir que as perguntas mais urgentes da gestão pública sejam respondidas com as melhores evidências disponíveis”, explicou Laura.
Regiões e países envolvidos
O webinar foi mediado por Jenn Thornhill Verma e Jeremy Grimshaw, membros da comissão canadense, abrindo discussões com Laura, recebida no evento como “líder de organização não governamental que trabalha para fortalecer os sistemas de apoio às Evidências na América Latina”.
Outros convidados, como Andrew Leigh (formulador de políticas governamentais da Austrália), Jinglin He (líder de organização não governamental da China), Julian Elliott (clínico e líder de pesquisa da Austrália) e Maureen Smith (líder cidadã do Canadá), bem como o membro do Conselho de Implementação Zac Munn (líder de pesquisa da Austrália) também compartilharam suas ideias.
Saiba mais: Rapid Evidence-Support Systems Assessment
O Veredas e a Coalizão Brasileira pelas Evidências compõem o Rapid Evidence-Support Systems Assessment (Ressa), um grupo que integra a Comissão Global de Evidências da McMaster University. O Ressa é um coletivo com representantes de 12 países que estão realizando mapeamentos dos sistemas de suporte ao uso de evidências nacionais. São realizados encontros regularmente para dividir aprendizados e tentar avançar na agenda de formalização e fortalecimento dos sistemas de suporte ao uso de evidências nacionais.
Foto: Teery Asma/CBC