19 nov 2025
Coalizão participa do Encontro Nacional de Agentes Territoriais de Cultura do Ministério da Cultura
Jéssica Farias representou a Coalizão, conduzindo atividades na roda de conversa sobre Comunicação Comunitária, Popular, Acessível e Inclusiva
No dia 15 de novembro de 2025, a Coalizão Brasileira pelas Evidências, representada por Jéssica Farias, integrante do GT de Comunicação, facilitou atividades na Roda de Conversa: Comunicação Comunitária, Popular, Acessível e Inclusiva. A ação integrou o Encontro Nacional de Formação de Coordenações e Tutorias de Agentes Territoriais de Cultura, parte do Programa Nacional dos Comitês de Cultura, promovido pelo Ministério da Cultura, em colaboração com a Diretoria de Educação Popular da Secretaria Nacional de Participação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República.
Realizado no SESI LAB, em Brasília (DF), o encontro reuniu agentes e coordenações de todo o país, fortalecendo o processo de territorialização das políticas públicas federais e qualificando práticas de cultura e participação social. A Coalizão contribuiu com reflexões e ferramentas para fortalecer uma comunicação enraizada nos territórios, acessível e engajadora — articulando saberes comunitários, participação social e práticas de tradução do conhecimento.




Durante a atividade, Jéssica Farias destacou a potência de vivenciar uma comunicação construída a partir do olhar de quem faz política pública no cotidiano:
“Foi um momento muito rico para contribuir com uma comunicação situada no território e de estar olho no olho com quem constrói as políticas públicas culturais no dia a dia. Mediamos com arte, diálogo e com referências das experiências da própria Coalizão e do nosso GT de Comunicação no campo das políticas sociais, da participação social e do SUS. Esses encontros reforçam a potência de comunicar para fortalecer direitos.”
A presença da Coalizão foi reconhecida pela equipe organizadora da formação. Para Clóvis Souza, integrante da equipe da Diretoria de Educação Popular, Secretaria Nacional de Participação Social, Secretaria-Geral da Presidência da República, a participação agregou tanto conteúdo quanto método:
“A contribuição da Coalizão foi preciosa. A atividade foi organizada de maneira bem direcionada aos desafios da comunicação popular, com experiências e ferramentas que dão concretude às práticas tão necessárias de comunicação libertadora para a garantia de direitos.”


Quem quiser saber mais sobre os dias de formação pode acessar o registro oficial publicado pela organização no Instagram. A apresentação utilizada pelo GT de Comunicação também está disponível online, assim como a publicação da Coalizão com roteiro e orientações para montar campanhas de comunicação popular, recomendada durante o encontro.
Que a Coalizão Brasileira pelas Evidências siga contribuindo com boas práticas e referências em disseminação de conteúdo para fortalecer políticas sociais, utilizando metodologias de comunicação popular, com foco em Linguagem Simples e Acessibilidade.
Materiais mencionados