17 nov 2025
Coalizão Brasileira pelas Evidências e Hub LAC presentes no II Seminário Internacional de Avaliação de Políticas Públicas em Saúde
As redes participaram da mesa de abertura e painel do evento organizado pela Faculdade de Saúde Pública da USP com a temática: Contribuições da Ciência da Implementação
Entre os dias 29 e 31 de outubro, a Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP/USP) foi palco do II Seminário Internacional de Avaliação de Políticas Públicas em Saúde: Contribuições da Ciência da Implementação. Nesse contexto, a Coalizão Brasileira pelas Evidências e o Hub LAC foram convidados a participar da mesa de abertura do encontro, que reúne pesquisadores, gestores, profissionais da saúde, docentes e estudantes para debater formas de aproximar a produção científica das políticas e práticas no campo da saúde.
O objetivo do seminário era o de debater a integração de duas áreas fundamentais para a tradução do conhecimento produzido pelas pesquisas: A Ciência da Implementação (CI) e a Avaliação em Saúde. Além disso, com a participação de especialistas, foram trazidas as principais teorias, modelos e frameworks da Ciência da Implementação de forma contextualizada, com exemplos reais de aplicação de diversas metodologias para melhorar práticas, políticas e programas de saúde.
Mesa de Abertura
Acompanhadas por José Leopoldo Antunes – FSP-USP, Marilia Louvison FSP-USP e Beatriz Caroline Dias – Grupo de Interesse em Ciência da Disseminação e Implementação de Países de Língua Portuguesa, Cecília Setti (Coalizão Brasileira pelas Evidências) e Jéssica Farias (Hub LAC), contribuíram com a experiência das redes no campo acadêmico e na Tradução de Conhecimento dentro da área da saúde.
“Estamos aqui para apoiar e fortalecer todas as iniciativas em prol do sistema de saúde e a saúde pública. Pensando em uma saúde que não é presa em si. A saúde também é segurança pública, também é direitos humanos, também é um ambiente adequado pra gente viver. Então a Coalizão está de portas abertas para todos que queiram circular, trazer conhecimentos, compartilhar e também para apoiar a construção dessa nova rede de avaliação.”
(Cecília Setti)
“A gente tem um compromisso muito grande, ao trabalhar com políticas públicas, para que a ciência de fato faça com que os brasileiros voltem a sonhar e a sorrir nesse processo.”
(Jéssica Farias)
▶️ Assista a mesa de abertura na íntegra aqui
Reunião Técnica: I Encontro das Redes Colaborativas em Saberes e Práticas de Avaliação e Ciência da Implementação
Na parte da tarde do evento, que aconteceu de forma híbrida (presencial e com transmissão parcial), Cecília e Jéssica participaram do painel voltado ao encontro de redes no contexto das Práticas de Avaliação e Ciência da Implementação. A mesa contou com a participação de Stephen Timmons (Nottingham University Business School, Reino Unido), Ana Gama (ENSP Universidade NOVA de Lisboa) e Carolina Terra de Moraes Luizaga (Grupo de Interesse em Ciência da Disseminação e Implementação de Países de Língua Portuguesa).


Durante o painel, Jéssica Farias apresentou a trajetória do Hub de Evidências da América Latina e do Caribe – Hub LAC, sua estrutura e os principais projetos articulados pela rede. Dentre eles, o mapeamento de profissionais e instituições em Políticas Informadas por Evidências na região.
“Participar deste seminário me confirmou algo fundamental: redes importam. Quando diferentes atores se encontram para pensar ciência, implementação e políticas públicas, abrimos caminhos que sozinhos não conseguiríamos. A presença das redes aqui mostrou que colaboração não é complemento, é condição para transformar evidências em ação. Sigo inspirada a fortalecer esses laços e a apoiar o surgimento de novas redes com propósitos comuns. Foram trocas que só uma rede diversa e viva é capaz de produzir.As evidências orientam, mas é a presença, o afeto e o coletivo que movem transformação”
(Jéssica Farias)
Na sequência, Cecília Setti apresentou a Coalizão Brasileira pelas Evidências, sua jornada até aqui e destacou como a rede tem sido palco de sucesso no compartilhamento de saberes e experiências, promovendo a Tradução do Conhecimento e a institucionalização do uso de evidências na tomada de decisão, sobretudo no campo da saúde, onde redes exitosas coexistem e se apoiam.
“A participação do Hub Lac e da Coalizão Brasileira pelas Evidências no II Seminário Internacional de Avaliação de Políticas Públicas em Saúde: Contribuições da Ciência da Implementação foi fundamental para destacar o papel transformador do trabalho em redes. Ao compartilharem suas experiências de trabalho colaborativo, no contexto brasileiro e internacional, as nossas colegas Jéssica Farias e Cecilia Setti ilustraram de maneira inspiradora, técnica e poética, como a articulação entre diferentes atores é um mecanismo poderoso para superar a lacuna entre a produção do conhecimento científico e a sua aplicação nas políticas públicas, de modo a gerar transformações reais no Brasil, América Latina e em outros cenários mundo afora.”
(Cintia de Freitas Oliveira – Instituto de Saúde – SES/SP, comissão organizadora do evento)
Saiba mais sobre o II Seminário Internacional de Avaliação de Políticas Públicas em Saúde aqui