17 abr 2023
Comissão Global de Evidências divulga Relatório 2023 para responder a desafios sociais pós-pandemia
A Comissão Global de Evidências para Enfrentar os Desafios Sociais, espaço que une diferentes países e lideranças que defendem o uso de evidências na tomada de decisão, lançou, em abril, a Atualização 2023 do chamado para a ação voltado à gestão pública, pesquisadoras(es) e sociedade civil. O Veredas, desde 2022, colabora com o Grupo de Líderes de Avaliação Rápida de Sistemas de Apoio às Evidências (RESSA), que integra a Comissão Global.
Marcando um ano desde a publicação de seu relatório inicial, a Atualização 2023 se concentra em três principais prioridades de implementação:
1) formalizar e fortalecer os sistemas nacionais de apoio à evidência;
2) aprimorar e alavancar a arquitetura global de evidências (incluindo sínteses de evidências vivas – ou seja: documentos com atualização periódica para garantir que novos dados estão sendo incorporados); e
3) colocar a evidência no centro da vida cotidiana.
“Há razões para sermos otimistas, assim como para redobrarmos os esforços para implementar as recomendações do relatório. Embora formuladores de políticas governamentais em alguns países (como os recém-eleitos em alguns países latino-americanos) estejam abertos a novas abordagens para a tomada de decisão e o uso de evidências, muitos formuladores de políticas, líderes de organizações e profissionais retornaram em grande medida às abordagens pré-pandemia”, aponta a introdução da publicação.
A publicação está disponível em vários idiomas:
Leia o relatório em Português
Leia o relatório em Espanhol
Avaliação Rápida de Sistemas de Apoio às Evidências (Ressa)
O grupo da Comissão de Evidências em que o Veredas atua, conhecido como Ressa, objetiva fortalecer sistemas de apoio às evidências, por meio do mapeamento de unidades de evidências, utilizando uma ferramenta comum desenvolvida pela Universidade McMaster, no Canadá. Os integrantes de 12 países compartilham as lições aprendidas na área em reuniões mensais. Na reunião de março, a Coalizão Brasileira pelas Evidências apresentou seu projeto de diagnóstico situacional do ecossistema de evidências brasileiro.