04 dez 2025

OMS divulga material sobre Agenda Global de Pesquisa sobre Tradução do Conhecimento e Políticas Informadas por Evidências

A iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), tem agora material  acessível também em português.  A Coalizão Brasileira pelas Evidências (CBE) e outras redes estão convidadas a apoiar a disseminação e implementação das ações

🔗 Você pode consultar a apresentação da Agenda em português aqui

O que é a Agenda Global de Pesquisa?

A Agenda Global de Pesquisa sobre Tradução do Conhecimento e Formulação de Políticas Informadas por Evidências (PIE) é uma iniciativa liderada pela OMS para identificar e definir prioridades de pesquisa. O objetivo final é apresentar uma Agenda Global baseada em consenso entre os diferentes participantes do ecossistema, que impulsione pesquisas  impactantes sobre Tradução do Conhecimento e PIE, bem como e fortaleça os vínculos entre pesquisa e políticas públicas.

Como foi elaborada a Agenda Global de Pesquisa?

Em dezembro de 2023, a OMS lançou uma Chamada Pública de Especialistas para convidar pesquisadoras(es) e profissionais de Tradução do Conhecimento de todas as regiões da OMS (5 continentes) a participar do processo de desenvolvimento da Agenda. 

Um grupo diverso de 131 especialistas de mais de 40 países, abrangendo os setores de saúde e políticas sociais, sociedade civil, academia, governos, agências da Organização das Nações Unidas (ONU), além de organizações internacionais — contribuiu para o desenvolvimento do projeto.

Esses especialistas identificaram e refinaram conjuntamente as prioridades de pesquisa, culminando na criação da Agenda Global de Pesquisa.

O trabalho de identificação e definição das prioridades de pesquisa concentra-se em:

  • Melhorar a eficiência e as sinergias na pesquisa em Tradução do Conhecimento;
  • Compreender o uso bem-sucedido de evidências na formulação de políticas;
  • Direcionar o financiamento para as áreas prioritárias identificadas;
  • Aumentar a conscientização sobre a pesquisa em Tradução do Conhecimento e o uso de evidências;
  • Fortalecer a colaboração em todo o ecossistema de evidências.

“Uma parte importante é envolver grupos que já estão profundamente engajados na tradução do conhecimento, […] grupos que possam orientar a contextualização dessa agenda global para a região.” disse Rose Oronje, Diretora da Public Policy and Knowledge Translation at the African Institute of Development Policy.

Por que precisamos de uma Agenda Global de Pesquisa?

Na era atual de narrativas concorrentes e desinformação, é fundamental que as políticas sejam informadas pelas melhores evidências disponíveis. Apesar do progresso significativo em Tradução do Conhecimento e PIE, ao longo dos anos, os resultados de pesquisas e outras formas de evidência ainda são subutilizados nos processos de formulação de políticas.

A pesquisa em Tradução do Conhecimento, que estuda os métodos para promover a incorporação de evidências para as políticas públicas, enfrenta desafios devido à falta de coordenação de esforços entre quem pesquisa e quem toma decisão na gestão pública, o que leva tanto à duplicação de esforços quanto a estudos com poucos recursos. Uma agenda de pesquisa unificada pode fornecer orientação e diretrizes para melhorar a colaboração e a coordenação estratégicas entre as partes interessadas, a fim de impulsionar melhores resultados nas intervenções sociais.

Próximos passos em disseminação

Em breve, serão publicados outros produtos de disseminação, como um relatório da OMS, uma publicação acadêmica, um kit de ferramentas de implementação, entre outros recursos para apoiar a Agenda Global de Pesquisa.

“O primeiro passo deve ser garantir que haja uma ampla aceitação da agenda entre os atores nacionais e regionais, ou seja, eles devem estar convencidos do valor da agenda antes que haja, de fato, uma verdadeira adesão.” Donald Simeon, diretor do Caribbean Centre for Health Systems Research and Development, University of the West Indies.

Como posso me envolver?

Utilize a apresentação disponível aqui para apoiar o compartilhamento e a divulgação da iniciativa. 

Visite o site oficial da Agenda de Pesquisa para acompanhar os esforços de implementação e junte-se ao grupo da EVIPNet no LinkedIn para se manter informado sobre novos anúncios e atualizações.

Comunicação CBE