Veredas participa de oficina sobre uso de evidências nas regiões brasileiras

No dia 30 de maio, o Instituto Veredas participou da oficina colaborativa da Coalizão Brasileira pelas Evidências e do Hub Latinoamericano de Evidências sobre “Retratos regionais do uso de evidências em políticas públicas no Brasil”. O evento ocorreu online, reunindo diferentes organizações para compartilharem saberes e fortalecerem a área.

Além de organizações da sociedade civil, o encontro reuniu núcleos universitários e da gestão pública dedicados às políticas públicas informadas por evidências para mapear como diferentes regiões do Brasil têm adquirido, acessado, adaptado e aplicado o conhecimento científico na elaboração de políticas públicas, suas potencialidades e seus desafios. 

Comissão Global de Evidências

No dia 31 de maio, aconteceu o Webinar: Como o relatório da Comissão Global de Evidências pode apoiar o Brasil no enfrentamento de desafios sociais? Evento que debateu os êxitos e vulnerabilidades sobre o uso de evidências de pesquisa a nível global, apontando caminhos para criar as capacidades, as oportunidades e a motivação para usá-las na resposta a desafios sociais, e colocar em prática as estruturas e processos para sustentá-las. 

Representantes da Comissão (professor John Lavis – McMaster University), da gestão (Tamille Dias – EvEx/ENAP) e da academia (professor Ulysses Panisset – UFMG) debateram como o relatório pode apoiar o Brasil no enfrentamento de desafios sociais. Membros da Coalizão Brasileira pelas Evidências também participaram.

Saiba mais sobre a Coalizão Brasileira pelas Evidências

A Coalizão Brasileira pelas Evidências é uma rede que está em construção, contando com mais de 40 instituições que trabalham com o tema de intervenções sociais informadas por evidências. A rede visa unir organizações que atuam nessa área em uma comunidade de compartilhamento de saberes, práticas, apoio e oportunidades.

A Coalizão tem financiamento-semente da Partnership for Evidence and Equity in Responsive Social Systems (PEERSS), rede internacional que facilita o uso de evidências por formuladores de políticas e atores-chave para esclarecer problemas e causas prioritárias de desenvolvimento, definir opções para abordá-los e identificar considerações de implementação na África, América Latina e Caribe e Ásia, contando também com parceiros no Canadá, Líbano e Reino Unido.

Foto: Shutterstock