19 nov 2024
Coalizão Brasileira pelas Evidências apresenta atividades no 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde em Fortaleza, no Ceará
Na foto: Maritsa Bortoli (Instituto de Saúde – SP), EvipNET Brasil, AURELINA AGUIAR DE LIMA EvipNET Brasil e SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO E DO COMPLEXO ECONÔMICO-INDUSTRIAL DA SAÚDE (SECTICS/DECIT/CGEVI), Cintia Freitas – (Instituto de Saúde – SP), Maíra Barroso Pereira (NATS UNIFESP), Jessica Farias (Instituto Veredas) , Hemyly Marinho (UPE) e Fernando Gusmão (UPE).
A Coalizão Brasileira pelas Evidências esteve presente no 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, realizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) entre 03 e 06 de novembro de 2024. A Coalizão foi representada por diversas instituições, que apresentaram painéis, oficinas, rodas de conversa, dentre outras atividades.
Com o tema “Política, Saberes e Práticas: Resistência e Insurgência no Enfrentamento das Iniquidades em Saúde”, o congresso reuniu diversos atores com o objetivo de unir esforços para avançar na formulação de uma visão crítica consistente diante dos atuais desafios, para debater e apontar readequação necessária de rumos para o Sistema Único de Saúde (SUS) no presente e no futuro.
Experiências da Coalizão
Os encontros promovidos pela Coalizão abordaram diversos assuntos, relacionados a práticas e experiências sob a luz da implementação do uso de evidências na tomada de decisão. Instituição referência nesse assunto, o Instituto de Saúde de São Paulo organizou debates e relatos sobre evidências para modelos de apoio no cuidado domiciliar, protocolos de Atenção Primária à Saúde, programas de desenvolvimento infantil, dentre outros temas.
“Os congressos da Abrasco são, tradicionalmente, espaços privilegiados de articulação com diversos atores, e esta edição não foi diferente. Oferecer o curso “Políticas Informadas por Evidências: Articulação de diferentes saberes na construção e implementação de políticas públicas” foi uma experiência enriquecedora, possibilitando um diálogo direto com gestores públicos, representantes do controle social, pesquisadores, trabalhadores e estudantes, todos com grande motivação para incorporar ferramentas e referenciais da Tradução do Conhecimento em seus processos de trabalho. A participação no congresso foi, sem dúvida, um momento significativo para avançar nesse compromisso compartilhado.”
Cintia Freitas – Instituto de Saúde (SP)
Oficina PIE
Fernando Gusmão, professor da faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco, foi o responsável por detalhar a experiência da Coalizão e a relevância da atuação em rede, no painel “Redes colaborativas para a participação social na tomada de decisão em políticas sociais: a implementação da Coalizão Brasileira pelas Evidências.” Nesse sentido, Fernando destaca:
“É muito importante a Coalizão estar presente neste espaço, que reúne profissionais, organizações e pesquisadores do campo da Saúde Coletiva. Em uma roda de conversa, pudemos apresentar as principais conquistas dos últimos dois anos dessa rede colaborativa e em outra, apresentamos o resumo sobre o projeto de extensão em Comunicação Cidadã, no desenvolvimento das Histórias de Mudança e nas redes sociais da Coalizão.”
Comunicação Cidadã em Políticas Informadas por Evidências
Outro tema de destaque da atuação da Coalizão apresentado durante o congresso foi o trabalho desenvolvido pelo projeto de extensão da Universidade de Pernambuco em Comunicação Cidadã para a disseminação das Políticas Informadas por Evidências. As mesas sobre o tema foram escritas coletivamente pelos alunos do projeto e apresentadas por Hemyly Marinho, estudante do curso de Saúde Coletiva da UPE.
“Trouxemos um relato de experiência do nosso projeto de extensão, para mostrar como funciona trabalhar com comunicação para fortalecer o uso de evidências. Foi muito importante mostrar nossa visão nesse congresso de Saúde Coletiva. Pudemos apresentar a importância das Histórias de Mudança que temos desenvolvido e do trabalho nas redes sociais da Coalizão, relevante para divulgar a atuação do campo das PIE no Brasil.”, comenta Hemyly Marinho.
Na foto: Hemyly Marinho UPE, Ana Carolina (USP), Fernando Gusmão (UPE), Ana Lígia (FCMSCSP), Maíra Barroso Pereira (NATS UNIFESP) e Jessica Farias (Instituto Veredas)
Saiba mais sobre o 5º PPGS: https://ppgs.com.br/
Siga a Coalizão nas redes sociais e acompanhe mais sobre nossas atividades: