16 nov 2021
Coalizão Brasileira pelas Evidências apresenta vídeo acessível em Libras para plataforma da EvipNet Brasil
A Coalizão Brasileira pelas Evidências, rede com mais de 40 instituições que trabalham com o tema de políticas e intervenções sociais informadas por evidências, apresentou na última sexta (12/11), um vídeo elaborado para a Rede para Políticas Informadas por Evidências (EvipNet), iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, dentro da programação da Semana de Inovação 2021. A ideia do material foi unir diferentes vozes que fazem parte da Coalizão para difundir o trabalho que tem sido desenvolvido.
A Coalizão objetiva unir organizações que atuam nessa área em uma comunidade de compartilhamento de saberes, práticas, apoio e oportunidades. É o que explica Cecilia Setti, pesquisadora do Instituto Veredas. “Esse é um espaço para trocarmos oportunidades de formação, levantar demandas e potencialidades para oferecermos apoio de a quem mais tem dificuldades sobre algum tema, congregando a prática das Evidências e trazendo outras áreas para além da Saúde”, disse.
A Coalizão tem financiamento-semente do International Development Research Centre (IDRC) e da Hewlett Foundation, no âmbito da Partnership for Evidence and Equity in Responsive Social Systems (PEERSS), parceria internacional que facilita o uso de evidências por formuladores de políticas e atores-chave para esclarecer problemas e causas prioritárias de desenvolvimento, definir opções para abordá-los e identificar considerações de implementação na África, América Latina e Caribe e Ásia, contando também com parceiros no Líbano e Reino Unido.
A iniciativa de disponibilizar o vídeo também em Língua Brasileira de Sinais (Libras) tem o objetivo de atender minimamente os princípios da acessibilidade e difundir o conhecimento sobre as Políticas Informadas por Evidências a novos públicos. O Grupo de Trabalho de Comunicação da Coalizão deve avançar no debate da acessibilidade em 2022.
Curso online gratuito
Dentre as ações já realizadas, a Coalizão Brasileira pelas Evidências disponibilizou gratuitamente no último mês, o Curso Introdutório sobre Tradução do conhecimento e Políticas Informadas por Evidências (PIE): encontrar e usar evidências científicas para informar a tomada de decisão em intervenções sociais. O material formativo está disponível na íntegra no site provisório da Coalizão hospedado pelo Instituto Veredas.
Chamada EvipNet
O vídeo da Coalizão vai ficar disponível nas redes sociais e também na vitrine do conhecimento da EvipNet, que selecionou mais 11 vídeos com experiências positivas em Políticas Informadas por Evidências.