31 ago 2023

Coalizão Brasileira pelas Evidências lança Programa de intercâmbio em PIE (PROGIPIE)

A Coalizão Brasileira pelas Evidências está lançando o Programa de Intercâmbio em Políticas Informadas por Evidências (PROGIPIE). A iniciativa tem o objetivo de promover a interação entre pesquisadores e pesquisadoras da área de PIE para fortalecer a rede da Coalizão e oferecer oportunidades de desenvolvimento de competências e habilidades. O PROGIPIE prevê a disponibilização da certificação de extensão pela Universidade de São Paulo (USP) e prevê duração de 6 meses, podendo ser ampliado. Inscrições via formulário até 20 de setembro.

Quem pode submeter propostas para o PROGIPIE? Pesquisadores, pesquisadoras e estudantes de pós-graduação lato sensu e stricto sensu que trabalham com  políticas informadas por evidências (PIE).

Por que o PROGIPIE é importante? O PROGIPIE busca oferecer uma oportunidade prática para os profissionais da área aplicarem seus conhecimentos em PIE, contribuindo para a execução de projetos, seminários, aulas e cursos relacionados ao tema. Isso ajuda a traduzir teoria em prática e a construir experiência real em abordagens baseadas em evidências, além de troca de conhecimento e experiências entre as partes envolvidas, enriquecendo o aprendizado de todos os participantes.

Como vai funcionar? Pesquisadores, pesquisadoras e organizações da Coalizão irão receber, de forma voluntária, estudantes e/ou profissionais que tenham interesse em desenvolver habilidades e competências em PIE, atuando na execução de projeto, bem como seminários, aulas, cursos e troca de experiências. Para maiores informações, acesse a nota conceitual aqui.

Como eu posso oferecer alguma vaga no PROGIPIE? É bem simples! Basta preencher esse formulário com as informações sobre a vaga e informações necessárias para o cadastramento no sistema de extensão da USP. O formulário ficará aberto para respostas até o dia 20/09/2023, mas será aberto periodicamente. Essas vagas serão divulgadas pela Coalizão. 

“O PROGIPIE não apenas se configura como uma valiosa oportunidade de capacitação de jovens pesquisadores nas áreas de intervenções sociais informadas por evidência, mas se distingue por possibilitar a conexão com pesquisadores que já possuem um vasto conhecimento e rica experiência nesta área, fortalecendo, inclusive, a rede da coalizão”, afirma Vanessa Gubert, do Núcleo de Evidências – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e integrante da Coalizão

Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco no e-mail educa@coalizaopelasevidencias.org.br

Serviço

O quê: Programa de Intercâmbio em Políticas Informadas por Evidências (PROGIPIE)

Quando: Inscrições até 20 de setembro

Como: via Formulário de Inscrição

Para maiores informações, acesse a nota conceitual aqui.

dúvidas: educa@coalizaopelasevidencias.org.br


Este curso está alinhado aos Objetivos de Sustentabilidade (ODS)? Sim, este é um projeto que dialoga com o:

– 4 ºODS (Educação de Qualidade), na medida em que o PROGIPIE busca oferecer oportunidades de aprendizado prático e troca de conhecimento relacionados às PIE, contribuindo para a formação de indivíduos mais capacitados nesse campo.

9º ODS (Indústria, Inovação e Infraestrutura), na medida em que o PROGIPIE busca promover a colaboração entre pesquisadores, estudantes e profissionais e ao incentivar a aplicação prática das abordagens baseadas em evidências, o programa contribui para a inovação e o desenvolvimento de competências relevantes.

17º ODS (Parcerias e Meios de Implementação), na medida em que o PROGIPIE busca envolver a colaboração entre diferentes partes interessadas, como pesquisadores, organizações e instituições de ensino, para promover o desenvolvimento de políticas informadas por evidências de maneira mais eficaz e sustentável.
Entre outros ODS, visto que fomenta o uso das evidências em intervenções sociais. Resumidamente, a missão da Coalizão está intimamente vinculada ao ODS 16, através da meta de 16.7 – Garantir a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis.