13 maio 2025

Projeto ECOEVI realiza Diálogo Deliberativo sobre uso de evidências em saúde no Brasil

A equipe de pesquisa do Projeto ECOEVI – Ecossistema de Evidências para Saúde do Brasil realizou, na sexta-feira, 25 de abril de 2025, um Diálogo Deliberativo com especialistas para discutir o uso de ferramentas metodológicas voltadas à análise da maturidade da institucionalização do ecossistema de evidências no país. O evento ocorreu remotamente, por meio da plataforma Zoom, das 9h às 12h, e contou com a participação de 20 especialistas convidados.

O que é institucionalização de Evidências para informar Políticas?

A institucionalização de evidências é um processo dinâmico e contínuo, que busca tornar o uso de evidências como parte natural e rotineira de uma sociedade, cultura ou sistema de políticas públicas. Isso significa compreender que as evidências na perspectiva coletiva e de áreas que produzem, utilizam e são intermediárias deste conteúdo.

O principal objetivo do encontro foi validar a adaptação de duas ferramentas desenvolvidas em âmbito internacional para sua aplicação em âmbito nacional, sendo as seguintes metodologias: 

Ambas ferramentas estão sendo adaptadas pela equipe de pesquisa do projeto e foram apresentadas para análise crítica dos especialistas convidados, à luz do contexto brasileiro, com foco nos desafios e nas estratégias para seu uso em diagnósticos situacionais nos níveis federal, estadual e municipal. 

O Diálogo Deliberativo propiciou um espaço de escuta qualificada e construção coletiva entre pesquisadores, gestores e profissionais da saúde pública, visando obter recomendações dos especialistas para adaptar e fortalecer o uso dessas ferramentas no contexto nacional. Por se tratar de uma etapa preliminar da pesquisa, o evento foi aberto somente a especialistas convidados, que contribuíram com suas percepções. Em junho, será realizado um webinário para compartilhar os principais achados e os desafios encontrados durante todo o processo.

A iniciativa integra os esforços do Projeto ECOEVI para promover uma cultura de políticas públicas de saúde informadas por evidências, contribuindo para decisões mais qualificadas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O diálogo foi realizado por duas das instituições que estão na coordenação do projeto: o Instituto Veredas e a Universidade de Sorocaba (UNISO), além de membros da Coalizão Brasileira pelas Evidências.

O Projeto ECOEVI conta com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e do Ministério da Saúde do Brasil.

Relacionados:

Coalizão Brasileira pelas Evidências mapeia mais de 250 núcleos integrantes do ecossistema de evidências para Saúde no país